Press "Enter" to skip to content

Sintomas da Andropausa: Veja os 10 sinais da Menopausa nos Homens

Andropausa é um termo criado em analogia para Menopausa, período no qual as mulheres sofrem com a uma queda na produção dos hormônios sexuais, estrogênio e testosterona, levando ao fim de sua vida reprodutiva e causando diversos sintomas bastante incômodos, como: fogachos, insônia, alterações de humor, suores noturnos, perda de libido, entre outros. Esse evento geralmente ocorre nas idades entre 50 e 55 anos, marcando a falência dos ovários e último ciclo menstrual feminino.

Por outro lado, a Andropausa, considerada a Menopausa dos homens, consiste na diminuição do hormônio testosterona, causando alterações psicológicas e físicas. Esse processo ocorre de forma lenta e gradativa ao longo dos anos e, por isso, pode não causar efeitos tão evidentes num certo período.

Sintomas

Os sintomas da Andropausa não acometem todos os homens, uma vez que eles só são sentidos quando há uma queda muito brusca nos níveis de testosterona. Além disso, vale lembrar que conforme a pessoa envelhece, muitos fenômenos começam a surgir, e, por isso, alterações físicas e psicológicas nem sempre estão relacionadas à Andropausa, mas sim a outros problemas no organismo. Portanto, o recomendado é sempre procurar um médico para realizar exames e identificar a verdadeira causa da condição.

De qualquer forma, os sinais da Andropausa no homem são:

1 – Cansaço

homem cansado, com mão no rosto, de olhos fechados

A testosterona está relacionada com a produção de energia e, por isso, quando seus níveis estão baixos é possível que o homem sinta fadiga e indisposição, sintomas que podem atrapalhar seu desempenho nas atividades cotidianas.

2 – Alterações de humor

homem estressado, com mãos no rosto, sentado na cama

A deficiência de testosterona afeta diretamente o sistema nervoso e, por isso, homens que sofrem com a Andropausa podem desenvolver problemas de humor. Esse fator faz com que suas emoções se alterem diversas vezes ao dia, o que pode também resultar em outras complicações, como Estresse, Ansiedade e Depressão.

3 – Diminuição da libido 

homem sentado na cama, com mão no rosto

Um aspecto específico da falta de testosterona é a diminuição da libido, que pode desencadear outras condições bastante incômodas para o homem. No período de Andropausa, o desempenho sexual também fica comprometido, podendo causar o desinteresse na relação e estresse.

4 – Disfunção erétil

homem frustrado deitado na cama, com mão no rosto

Por conta da redução do desejo sexual causada pleo baixo nível de testosterona, o homem pode acabar experienciando episódios de disfunção erétil e ejaculação precoce. Segundo endocrinologistas, pessoas que passam por esse problema têm mais chances de sofrer com infertilidade. No entanto, é preciso ressaltar que a queda na testosterona na Andropausa não é a única causa das ereções mais fracas, pois esse também pode ser um sintoma de doenças e Diabetes. Portanto, é importante procurar um médico se perceber qualquer alteração duvidosa nas relações sexuais.

5 – Ossos fracos

homem com dor nos braços

Problemas como a osteoporose e fraturas também podem ocorrer devido a Andropausa, uma vez que a testosterona atua diretamente na densidade óssea. Dessa forma, a redução do hormônio acaba prejudicando e fragilizando o órgão, resultando em diversos problemas para a mobilidade dos ossos.

6 – Ganho de peso

homem com barriga grande por conta da andropausa

Os baixos níveis de testosterona no organismo masculino influenciam na perda de massa muscular, fazendo com que haja uma maior produção de gordura e aumento de peso, principalmente na circunferência abdominal.

Além disso, a Andropausa pode causar uma maior resistência à produção de insulina e, por isso, as chances do homem desenvolver Diabetes tipo 2 são maiores, o que causa um agravamento da situação. Portanto, uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos são extremamente importantes para combater a obesidade e prevenir outras doenças, principalmente nesse período.

7 – Problemas de concentração

homem com dificuldades de concentração causadas pela andropausa

A testosterona atua diretamente no sistema nervoso, abrangendo áreas cognitivas e de concentração. Por esse motivo, os baixos níveis do hormônio durante a Andropausa podem causar sintomas como problemas de concentração e confusão mental. Dessa forma, o homem também acaba tendo dificuldades para memorização e assimilação de conceitos, fatores que prejudicam suas atividades diárias.

8 – Depressão

homem deprimido

Assim como ocorre com as mulheres, o sexo masculino também pode sofrer com alterações psicológicas e desenvolver doenças, como, por exemplo, a Depressão. Isso geralmente acontece não só pelos baixos níveis de testosterona no organismo, mas também pela indisposição e desmotivação que podem surgir durante a Andropausa. Além disso, a ideia de que está envelhecendo e o baixo desempenho sexual, ocasionado pela falta de libido, também são outros fatores que podem influenciar para o surgimento do problema.

Dessa forma, é extremamente necessário procurar ajuda médica caso os sentimentos de tristeza sem motivo aparente permanecerem por um longo período de tempo, mais de 2 semanas.

9 – Ondas de calor

homem sentindo ondas de calor

Os fogachos, como são popularmente chamadas as ondas de calor, são uma das principais características da Menopausa feminina, e ocorrem por conta da queda repentina de estrogênio e progesterona no organismo.

Por outro lado, as ondas de calor nos homens são bastante raras, mas também são causadas pela baixa produção de hormônios sexuais. Dessa forma, o sexo masculino só experiencia os fogachos da mesma forma que as mulheres, quando existe uma falta muito grande de testosterona no organismo.

10- Alterações no sono

homem com insonia por conta da andropausa

A redução de testosterona também pode prejudicar o sono do indivíduo, deixando-o menos relaxante e restaurador. Além disso, é possível que o homem sofra com insônia por conta de uma agitação maior à noite, o que também pode influenciar no cansaço durante o dia, diminuindo o seu desempenho no trabalho e em outras atividades.

Como tratar?

homem no médico

A reposição hormonal é uma forma de tratar a Andropausa, no entanto, muitos fatores envolvem a escolha desse tipo de terapia para os homens, pois, quando feita de forma incorreta, ela pode gerar complicações de saúde como infertilidade e aumento dos glóbulos vermelhos, o que pode causar trombose e doenças cardiovasculares.

Embora que ela ajude aliviar os sintomas incômodos desse período, a reposição hormonal só deve ser feita quando há uma deficiência de testosterona natural no organismo, ou seja, é necessário que se realize exames  para observar os baixos níveis do hormônio no sangue antes de iniciar o tratamento.

Além disso, é importante ressaltar que adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente e seguir uma dieta balanceada, também pode ajudar a reduzir os efeitos da Andropausa, além de prevenir doenças que podem ser causadas pelo baixo nível de testosterona desse período.

 

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/icse/v20n56/1807-5762-icse-20-56-0037.pdf

https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/mens-health/in-depth/male-menopause/art-20048056?pg=1

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *