Press "Enter" to skip to content

Quais são os efeitos colaterais de parar de fumar?

Os riscos do cigarro são universalmente conhecidos: fumar pode causar dependência, levando a uma maior predisposição no desenvolvimento de doenças respiratórias, cardíacas e câncer, que podem levar à morte. Estima-se que 1 em cada 5 pessoas no mundo fuma, um dado preocupante quando analisamos as consequências desse vício. Parar de fumar é difícil e exige muita força e dedicação. Ainda mais quando a abstinência acompanha essa decisão.

Os efeitos colaterais são comumente relatados entre os que tentam parar. E por serem tão desagradáveis, podem implicar em desistência. Mas é importante manter em mente que os sintomas da abstinência duram poucos meses, e que os benefícios de parar de fumar são muito maiores.

Efeitos Colaterais de parar de fumar:

efeitos colaterais parar de fumar

Tontura:

É um sintoma comum da desintoxicação que o corpo está passando. Ele começa a receber quantidades normais de oxigênio, dando a sensação de tontura e vertigens. Geralmente, a tontura dura apenas alguns dias.

Insônia:

As alterações no sono na crise de abstinência são normais, e costumam durar de 1 a 2 semanas. Você pode tentar tomar um chá de passiflora ou camomila antes de dormir, para auxiliar no quadro.

Irritabilidade:

Esta costuma se estender de 2 a 4 semanas. É normal que você passe por situações banais que, antes, não lhe deixariam irritado, mas que agora parecem péssimas. O conselho é encontrar uma válvula de escape nesses momentos, e também um instante para relaxar durante o dia.

Fadiga:

Enquanto o corpo desintoxica, a fadiga vai estar presente. Normalmente, ela dura de 2 a 4 semanas.

Falta de concentração:

Geralmente dura algumas semanas. Apesar disso, você pode tentar combatê-la com a prática de exercícios ou com a meditação, por exemplo.

Fome:

O aumento da fome pode se originar da ansiedade que a crise de abstinência gera. Ela também pode implicar no ganho de peso. Costuma durar várias semanas mas, ao reconhecer esse sintoma, você pode trabalhar seu auto-controle.

Depressão:

Uma leve depressão, com sensação de tristeza, é comum durante a abstinência. Isso acontece porque, ao parar com o consumo de cigarros, o cérebro libera uma proteína responsável por esse sentimento.

Ansiedade:

A ansiedade é sintoma da dependência emocional da nicotina. Superá-la é bastante difícil, mas vale a tentativa. Evite se expor à tentação, repasse todos os motivos que te levaram a parar de fumar e busque algo para substituir o cigarro enquanto “objeto”.

Dores de cabeça:

É um sintoma bastante comum e costuma durar até 2 semanas. Aguente firme e não desista!

Desconforto no peito:

Pode durar de 1 a 2 semanas, e é completamente normal. Mesmo que seja um pouco incômodo, lembre-se que é apenas o seu corpo eliminando as toxinas, e que no final valerá a pena.

Constipação:

O funcionamento intestinal desregula quando você para de fumar, e costuma levar de 1 a 2 semanas para se regularizar. O conselho é que você beba bastante água e aposte em frutas como o mamão e a ameixa.

parar de fumar efeitos colaterais

Além disso, a pessoa que parou de fumar pode ainda experienciar sensação de cansaço, tremores e suores, dores corporais, tosse, corrimento nasal e náuseas. Esses sintomas geralmente aparecem dentro de 12 horas sem fumar, e podem durar em média 1 mês. Mesmo com as dificuldades, assim que a crise de abstinência passa, parar de fumar traz incontáveis benefícios. Veja alguns deles:

  • Melhora da capacidade respiratória: dentro de 6 a 9 meses, a capacidade respiratória já apesenta grandes mudanças, permitindo a prática de atividades físicas, caminhar, correr e subir as escadas sem ficar ofegante;
  • Melhora na disposição física: a circulação de sangue é fortalecida, gerando mais energia;
  • Melhora do olfato e do paladar: você percebe melhor os sabores e os cheiros;
  • Maior longevidade: aumentando a expectativa de vida em alguns anos;
  • Pele mais saudável: prevenindo as rugas e o envelhecimento precoce, porque recebe maior quantidade de oxigênio e absorve mais nutrientes;
  • Aumento da fertilidade: homens passam a produzir uma maior quantidade de espermatozoides, e as mulheres conseguem manter a ovulação mais regularmente;
  • Melhora da performance sexual: homens e mulheres passam a ter mais prazer nas relações;
  • Melhora nos dentes: ficam mais fortes, mais brancos e com o hálito melhor;
  • Maior economia: fumar custa caro, e você pode aplicar esse dinheiro em outras coisas que queira fazer.

Dentro de algumas semanas o organismo deve se regular, mandando embora a crise de abstinência. Lembre-se: parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas é extremamente benéfico para você e para todo mundo ao seu redor. Se não conseguir na primeira vez, tente novamente. Veja aqui dicas para parar de fumar naturalmente.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *