Press "Enter" to skip to content

Quais os perigos de fumar narguilé ou vape? Conheça as diferenças entre eles e qual faz mais mal para a sua saúde

Em detrimento do cigarro, o narguilé e o vape estão conquistando cada vez mais espaço entre os que gostam de fumar. Oferecendo diversas opções de aroma e sabor, eles escondem os perigos que trazem com seu uso. Mas afinal, qual a diferença entre eles? E qual traz mais prejuízos para a saúde?

Narguilé

O narguilé também é conhecido pelos nomes arguilé, waterpipe, shisha, hookah e cachimbo de água. Originário do Oriente Médio e da Índia, é uma peça antiga utilizada para fumar tabaco aromatizado. No narguilé, a fumaça passa pela água antes de chegar ao fumante. Dessa forma, os usuários têm o falso julgamento de que os males do seu uso são menores do que os do cigarro.

O uso de narguilé vem crescendo bastante entre os jovens e adolescentes. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, pelo menos 9% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental já haviam fumado com o aparelho. Os números são preocupantes, visto que o narguilé pode sim apresentar danos à saúde, principalmente quando vira uma prática comum desde cedo.

Males do Narguilé

Pesquisas científicas apontam que fumar narguilé faz mal para a saúde e que provoca alguns efeitos nocivos ainda mais perigosos do que o cigarro. A fumaça do narguilé contém quase que os mesmos elementos tóxicos que o cigarro, relacionados à incidência de câncer de pulmão, doenças respiratórias, baixo peso em bebês de mães fumantes e doenças periodontais.

Fumar narguilé faz mal porque o fumo utilizado nele contém altos níveis de compostos tóxicos, inclusive alcatrão, monóxido de carbono, nicotina, metais pesados e substâncias cancerígenas. Dependendo da profundidade de inalação da fumaça e da duração de uma sessão de narguilé, os usuários podem absorver maiores concentrações dessas toxinas.

Fazer uso do narguilé oferece aproximadamente a mesma quantidade de nicotina contida nos cigarros, o que também leva à dependência do tabaco. Consequentemente, como acontece no tabagismo, fumar narguilé pode ser relacionado ao câncer de boca e do pulmão, doenças cardíacas e outras doenças graves.

Vape

vape ou narguile

O vape é um modo diferente de fumar. Nele, é utilizado um dispositivo operado por uma bateria, como um cigarro eletrônico. Um atomizador aquece o líquido do vape (como a essência do narguilé) e o transforma em um vapor que pode ser inalado. Disponível em diferentes formas, o vape conta com uma variedade muito grande de sabores: menta, café, baunilha, morango, entre outros.

O vape não produz fumaça como o narguilé ou o cigarro. O que é gerado por ele é vapor, que não tem cheiro desagradável e também não oferece os riscos da inalação passiva. Os líquidos do vape não contêm a maioria dos produtos químicos prejudiciais do tabaco, fazendo com que o risco de doenças seja menor. Alguns até são livres de nicotina.

Males do Vape

Além de ser um dispositivo caro, o vape exige um conhecimento técnico para ser operado com segurança. No âmbito da saúde, é difícil saber ao certo quais são os riscos a longo prazo.

Aqui no Brasil, a lei não permite a produção e comercialização dos cigarros eletrônicos, mas o seu uso não é considerado crime. Isso porque as agências responsáveis se preocupam quanto aos sabores artificiais do produto, e o fator atrativo que eles apresentam em relação ao público jovem. Os sabores também podem ser nocivos para a saúde, visto que apenas foram estudados no âmbito alimentar, e não no caso de vaporização.

Estudos laboratoriais feitos em animais sugerem que mesmo os vapes que não possuem nicotina podem fazer mal aos pulmões. O vapor inalado pode irritar as células e atrapalhar no funcionamento dos tecidos e cílios das vias respiratórias.

Diferenças entre Narguilé e Vape

o que é vape

Como vimos, são muitas as diferenças entre eles. Enquanto no narguilé se usa o tabaco puro aromatizado como essência, no vape é um líquido que mistura os compostos que vão produzir vapor, além da nicotina ser de origem sintética nesse caso. O processo de queima também é distinto: no narguilé é utilizado o calor do carvão, já no vape são set-ups eletrônicos com uma bateria ligada a uma resistência, que suporta altas temperaturas e faz o juice virar vapor instantaneamente.

Qual faz mais mal à saúde: Narguilé ou Vape?

narguilé faz mal

Podemos concluir que, nessa comparação, o narguilé faz mais mal para a saúde do que o vape. Mesmo que o segundo ainda não tenha estudos o suficiente sobre o seu risco, é importante lembrar que os perigos do narguilé se assemelham aos do cigarro, se não piores – em alguns casos. Fumar narguilé por 1 hora equivale ao total de 100 cigarros, um número absurdo. Por isso, mesmo que o vape também tenha seus males, a prática do narguilé é mais provável de provocar inúmeras doenças, além da dependência de substâncias químicas.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *