Press "Enter" to skip to content

Conheça os Benefícios da Hipnose para o Tratamento de Ansiedade

A ansiedade é um estado emocional totalmente normal de todos seres humanos, possuindo um papel extremamente importante nas ações e qualidade de vida dos mesmos. Situações como entrevistas de emprego, apresentações de trabalho, momentos antes de uma prova difícil ou qualquer outro cenário que apresente algum conflito podem causar o sentimento, fazendo com que a pessoa tenha mais energia para tentar resolver o desafio.

No entanto, quando essa ansiedade aparece em circunstâncias que não necessitam de uma preocupação tão exagerada, é possível que haja algum distúrbio mental por trás, como, por exemplo, um transtorno de ansiedade. Dessa forma, os sintomas são sentidos de forma ainda mais intensa, podendo se tornar físicos.

Os principais sintomas de Ansiedade são:

Físicos

  • Dor ou aperto no peito;
  • Dificuldade para respirar ou respiração acelerada;
  • Suor excessivo;
  • Tremores pelo corpo;
  • Náuseas;
  • Sensação de boca seca;
  • Tensão muscular;
  • Problemas intestinais.

Psicológicos

  • Tensão e nervosismo;
  • Sensação de que algo trágico vai acontecer;
  • Medo;
  • Irritabilidade;
  • Não ter controle sobre os pensamentos;
  • Dificuldades para se concentrar.

Pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade acabam sentindo essa emoção de forma recorrente e inesperada, tornando qualquer atividade em um obstáculo difícil e quase impossível de se realizar. Por esse motivo, essa condição causa muito sofrimento e, por muitas vezes, prejudica consideravelmente o desempenho no trabalho, estudos e relações sociais, fazendo com que o indivíduo sinta medo e se isole.

Os tratamentos para distúrbios causados pela ansiedade geralmente envolvem sessões de terapia e medicamentos, e, em alguns casos, métodos envolvendo hipnose também podem ser extremamente benéficos para controlar e reduzir os sintomas do transtorno durante uma crise.

O que é Hipnose?

mulher deitada, com olhos fechados, em uma sessão de hipnoterapia para ansiedade

Todos nós passamos por momentos de hipnose durante o dia, como quando esquecemos a chave de casa ou assistimos um filme de terror e ficamos assustados e envolvidos com a história, ou seja, é um recurso neurofisiológico que atua de forma constante e espontânea.

No tratamento de diversos transtornos de ansiedade, entre outras doenças, a hipnose de forma induzida pode trazer grandes melhorias na qualidade de vida do indivíduo, uma vez que ela trata o problema em seu ponto inicial. Dessa forma, é possível fazer com que a pessoa trate o seu medo e não sofra com os sintomas de ansiedade toda vez que se deparar com alguma dificuldade.

A Hipnoterapia, ou Hipnose Clínica, atinge o subconsciente do indivíduo, alterando sentimentos, pensamentos e comportamentos que partem do interior da mente. Por meio de sessões, o hipnoterapeuta leva o paciente para um estado de relaxamento profundo, chamado de transe, no qual ocorre uma diminuição da frequência cerebral e aumento da concentração. Com isso, o profissional tem acesso ao subconsciente da pessoa, e tenta descobrir o que desencadeou a condição, como traumas ou outras situações, através de técnicas de regressão, por exemplo.

Para que Serve?

mulher sentada no sofá, com olhos fechados durante sessão de hipnoterapia para tratar ansiedade

A hipnose pode ser usada no tratamento de:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Transtorno obsessivo compulsivo;
  • Distúrbios sexuais;
  • Claustrofobia;
  • Síndrome do Pânico;
  • Insônia;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Obesidade.

No tratamento de ansiedade, a Hipnoterapia pode fazer com que a pessoa volte para situações passadas que influenciaram no surgimento do transtorno. Através dessas regressões, o hipnoterapeuta encoraja o paciente a encarar seus medos, ganhando autoconfiança para lidar com a situação quando estiver sozinho. Dessa maneira, a ansiedade, causada pelo estado de alerta do cérebro, acaba sendo reduzida até ser eliminada. Isso ocorre porque as técnicas de relaxamento fazem com que o próprio subconsciente consiga controlar os efeitos da emoção, além de dar uma autoridade maior na intervenção de pensamentos e atitudes negativas.

Funciona?

Os profissionais que atuam na área de Hipnoterapia acreditam que a mente humana tem muitos poderes, alguns até mesmo desconhecidos, e saber controlá-la pode ser extremamente benéfico para afastar sintomas de doenças, fobias e transtornos. Dessa forma, a hipnose seria apenas uma forma de atingir um grau maior de concentração, ajudando a modificar os padrões da consciência com instruções para superar medos e traumas.

Depoimentos

Veja agora alguns relatos de pessoas que sofreram com os incômodos da ansiedade, e conseguiram uma boa recuperação através do tratamento com Hipnoterapia.

Como Fazer?

O tratamento para ansiedade através da hipnose deve ser realizado apenas quando a pessoa se sente disposta a mudar, ou seja, quando se sente preparada para enxergar a vida de uma nova forma. Por ser uma terapia a curto prazo, com resultados imediatos, é necessário também comparar custo e benefício em relação a outros tratamentos, que, na maioria das vezes, levam mais tempo e acabam se tornando mais caros.

Onde Encontrar?

homem consultando hipnoterapeuta antes de realizar o tratamento para ansiedade

Atualmente, existem diversas clínicas que utilizam as técnicas de Hipnoterapia no Brasil, com profissionais que são formados por variados cursos ou treinamentos do procedimento. Para saber o melhor lugar para iniciar o tratamento, é necessário primeiramente conhecer os serviços prestados pelo hipnoterapeuta que escolher, ou seja, saber mais sobre sua formação e experiências com as técnicas de Hipnose Clínica. O importante é que você consiga se comunicar de forma direta com o profissional, para que as informações tenham mais clareza, tanto para você quanto para ele.

Preços

Os preços de Hipnoterapia para ansiedade dependem muito do profissional que você escolher, uma vez que cada um usa uma técnica e possui uma certa formação para realizar o procedimento, que pode incluir um número maior ou menor de sessões. Em geral, os valores variam entre R$500,00 a R$5000,00, mas isso deve ser discutido em uma consulta inicial, a fim de definir o grau de ansiedade e o orçamento ideal.

Por fim, é importante ressaltar que embora os valores pareçam altos, os resultados desse tipo de tratamento são bastante rápidos quando comparados a outras terapias. Além de promover o relaxamento, a hipnose faz com que seja possível ter um controle maior dos nossos pensamentos e atitudes, ajudando a superar medos, traumas e outras complicações que podem causar pânico no dia a dia. A mente humana pode causar diversos problemas quando trabalha de forma negativa e, por isso, entende-la e ter autoridade sobre nossas ações, partindo do subconsciente, é uma ótima forma de se livrar dos conflitos causados pela ansiedade e outros transtornos existentes.

Fontes:

http://www.hipnoterapiasocial.com.br/arquivos/Hipnotizar-Volume3-new.pdf

http://rihuc.huc.min-saude.pt/bitstream/10400.4/191/1/O%20que%20%C3%A9%20a%20ansiedade%5B1%5D..pdf

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *