Press "Enter" to skip to content

Estresse emocional engorda ou emagrece? Confira aqui

Antes  de responder a pergunta “estresse emocional emagrece ou engorda?”, precisamos falar sobre o estresse emocional. Confira abaixo o que é, como identificá-lo e seus sintomas.

O que é estresse emocional?

É difícil encontrarmos uma definição para estresse emocional especificamente. O estresse é uma resposta do nosso organismo a qualquer coisa que possa acontecer e desencadear um sentimento de esforço extremo, de importância, de ameaça ou de pressão. Ele pode se manifestar de formas físicas ou mentais, liberando uma série de reações químicas e fisiológicas no organismo.

Porém, estresse emocional é um transtorno diferente do estresse comum (que normalmente é causado por fatores externos como trânsito, discussões, problemas no trabalho, etc). O estresse mental vem de dentro da pessoa. É, basicamente, uma insatisfação interna com a vida que acaba se espelhando no estado físico, emocional e mental da pessoa.

estresse emocional

Alguns sentimentos e sensações presentes no cotidiano de pessoas estressadas emocionalmente podem ser: ansiedade, irritação, frustração, tristeza constante, descrença, insegurança, pesar, mágoa… Com esses sentimentos no dia a dia, a pessoa não consegue estar bem e atender suas demandas e responsabilidades de uma maneira produtiva e positiva.

Esses sentimentos também causam uma tensão elevada no sistema nervoso, e acaba se refletindo no corpo através dos seguintes sintomas:

  • Insônia e irritação frequente;
  • Queda de cabelos;
  • Sensação de fraqueza, vazio e desânimo constante;
  • Afastamento social e isolamento;
  • Foco negativo e falta de entusiasmo com tudo;
  • Insatisfação, raiva e queda na produtividade no trabalho;
  • Dificuldades de concentração e lapsos de memória;
  • Frequentes dores de cabeça e no corpo;
  • Perda ou aumento de peso.

Caso note que está sofrendo com algum desses sintomas, ou que algum familiar está passando por eles, fique atento!

No vídeo abaixo, veja Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, falar mais sobre o estresse emocional:

Esteja atento, cuide do estresse emocional

estresse emagrece ou engorda

Além destes sintomas, existem também os físicos. Vistos como uma resposta de nosso corpo, fazendo a pessoa que está passando por estresse emocional sentir-se doente, mesmo sem ter algum problema desta origem. Entre estes sintomas estão as diarreias, gastrites, prisões de ventre, pressão alta, dores musculares e de cabeça.

Quando nossa mente está doente, nosso corpo vira reflexo. É uma forma de nosso sistema chamar atenção para mostrar que algo não está certo. Então é muito importante identificar estes sintomas e tratá-los da maneira certa para não transformar esse estresse em depressão, podendo incapacitar a pessoa em diversos sentidos.

Mantenha sempre em sua mente que estresse emocional não é frescura, preguiça ou “moleza”, como muitos falam por aí. É um sinal de que a pessoa está sofrendo muito e precisa de ajuda para vencer e superar suas dificuldades emocionais.

Ter um acompanhamento especializado é essencial para ajudar a pessoa a entender o que gerou estes sentimentos e tratar da maneira correta. Caso você se sinta assim ou conheça alguém que se sinta assim, esteja alerta e busque o auxílio especializado.

Afinal, estresse emocional engorda ou emagrece?

Como falamos anteriormente, não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois o estresse emocional pode tanto engordar como emagrecer. Isso depende de muitos fatores, incluindo os sintomas que você vai ter ou não e como o seu organismo vai lidar com isso. Afinal, cada corpo é único. Confira as duas possibilidades:

Estresse emagrece

estresse emagrece

Quando nosso cérebro percebe que estamos passando por momentos de estresse, logo  faz nosso corpo responder às mudanças, nos deixando em estado de alerta, como se nosso corpo estivesse pronto para enfrentar o perigo. Assim, nossos sistemas de defesa são ativados, os níveis de adrenalina se intensificam e os músculos se contraem. Isso tudo também pode aumentar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a glicose.

Isso faz com que muita energia do nosso corpo seja canalizada para a auto defesa, podendo interferir em outras funções de nosso organismo como a digestão. Dessa maneira, nossa alimentação e o funcionamento do metabolismo passam por dificuldades, inibindo o corpo de absorver os nutrientes necessários.

Nosso corpo então, começa a responder através de mudanças físicas. Níveis elevados de estresse potencializam os efeitos negativos da digestão, do metabolismo e dos hormônios, podendo causar a perda de peso e até mesmo problemas como ansiedade e depressão.

A perda de peso por causa do estresse normalmente é a mais comum de acontecer no estresse emocional. E isso não é bom! Nunca é bom emagrecermos por alguma doença. Devemos sempre prezar pela nossa saúde. A perda de peso pelo estresse pode resultar na diminuição de taxas do peso corporal, além da massa muscular, deixando o organismo vulnerável à infecções e depressão.

Estresse engorda

estresse engorda

Por mais que seja mais comum o estresse emocional emagrecer, existem também pesquisas que mostram que existe uma ligação entre o estresse e o ganho de peso. Alguns estudos feitos através de amostra mostraram que indivíduos sob estresse ganhavam mais peso, mesmo sem aumentar a ingestão de calorias.

Assim concluímos que o estresse pode tanto engordar quanto emagrecer (caso mais comum no estresse emocional). Isso depende da pessoa. Alguns podem perder o apetite e, consequentemente, perder peso quanto estão estressadas. Porém, pessoas que já estão acima do peso, normalmente continuam engordando com o estresse.

Assim, a dica que fica é: CUIDE-SE! Cuide de sua saúde física e, principalmente, mental. Ela é tão importante quanto a física e tem uma enorme influência em seu corpo!

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *