Press "Enter" to skip to content

Conheça a dieta para parar de fumar: 13 alimentos que acabam com o vício do cigarro sem engordar

Que o cigarro faz mal, todos já sabem. Mas você sabia que a fumaça do cigarro rouba muitos nutrientes do organismo, como a vitamina C? Para se ter noção, tragar 20 cigarros por dia pode anular 40% do nutriente.

Para quem é fumante, é difícil perceber a falta de vitamina C. Mas além dela, o cigarro acaba afetando outros nutrientes do corpo que agiriam como antioxidantes, como o betacaroteno, o selênio e as vitaminas E e do complexo B.

Mas mesmo para quem decide dar um basta na nicotina, largar o vício não é tão fácil assim. Como se não bastasse toda dificuldade em controlar o impulso, parar de fumar pode fazer as pessoas engordarem, o que acaba afetando o sucesso de quem pretende largar o fumo.

No vídeo abaixo, Drauzio Varella conta sua experiência com o cigarro e dá algumas dicas sobre como diminuir o vício:

Quer parar de fumar e não consegue? Já tentou de tudo mas não consegue largar o cigarro? Está com medo de engordar durante o processo? Quer parar de fumar sem engordar?

Esqueça os adesivos e os comprimidos, é possível deixar de fumar e ainda repor os nutrientes perdidos no organismo por meio da alimentação. Conheça a dieta e os alimentos que ajudam no vício do cigarro!

O que acontece quando se parar de fumar

Imagem de fumante

Largar o cigarro, não é uma tarefa fácil. Além de toda dificuldade em se livrar do vício, muitas pessoas acabam com receio em largar o fumo por conta da possibilidade de engordar.

O ganho de peso acontece porque a nicotina presente no cigarro suprime o apetite e acelera o metabolismo, o que acaba aumentando a queima de calorias e, por consequência, diminuindo o peso. Mas engana-se quem pensa que esse é um aspecto positivo do cigarro, pelo contrário, o funcionamento metabólico acaba prejudicando o organismo e trazendo riscos cardíacos, cânceres, enfisema e infecções.

Quando o indivíduo para de fumar, todo esse processo é regenerado. O paladar e o olfato voltam a funcionar normalmente, fazendo com que o sabor dos alimentos fiquem mais interessantes. Além disso, também existe a chamada gratificação oral, ex-fumantes sentem falta de sentir algo entre as mãos e na boca, logo, acabam usando a comida para substituir o cigarro. Além disso, podem usar a comida para descontar o estresse, a tensão, a ansiedade e até mesmo o tédio causado pelo processo de parar de fumar.

Mas essas razões não podem se tornar especilhos para diminuir o vício do cigarro, mas sim, usá-los à favor de si mesmo. É possível fazer da alimentação uma aliada para ajudar no vício do cigarro. Conheça alimentos para incorporar na dieta que ajudam a largar o cigarro e ainda minimizam os efeitos colaterais do processo de parar de fumar!

Alimentos que ajudam a parar de fumar

Pessoa que parou de fumar

Se você já tentou parar de fumar por conta própria e não conseguiu, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas que já optaram por adesivos, comprimidos e acupuntura para dar fim ao vício, acabaram não tendo o sucesso que imaginavam.

Mas contrariando as expectativas de quem achava que não tinha mais jeito, eis que é possível diminuir e, até mesmo, acabar com a vontade de fumar por meio da alimentação. Isso mesmo, existem dietas e alimentos que interferem no paladar do cigarro, reduzindo significativamente a vontade de consumi-lo.

Além de reduzir a vontade de fumar, existem alimentos que são menos calóricos e possuem nutrientes necessários para cuidar do organismo e reduzir a compulsão por comida, o que normalmente acontece com pessoas que estão em processo de largar a nicotina e começam a engordar.

Confira uma lista de alimentos benéficos para saúde, que não engordam e ainda reduzem o impulso de acender o cigarro:

  • Frutas e verduras: consumir frutas e verduras ajudam pessoas que vivem dependentes do tabaco. Ao ingeri-las, o organismo se sente saciado e atrasa a vontade de fumar. Além disso, ajudam a melhorar o humor, evitando que se acenda um cigarro devido ao possível estresse do processo de parar de fumar;
  • Cenoura: a cenoura protege os pulmões e conserta os radicais livres provocados pelo tabagismo;
  • Batata: a batata é rica em zinco, forte aliado no combate a problemas respiratórios;
  • Aveia: a aveia promove uma ação antioxidante no organismo, eliminando radicais livres provocados pelo fumo, além de prevenir doenças cardíacas;
  • Feijão: o feijão faz com que o fumo passe a ter gosto ruim, ajudando a controlar o trânsito intestinal;
  • Laranja: a laranja é rica em vitamina C, trabalhando no organismo como um antioxidante para prevenir o surgimento das substâncias cancerígenas;
  • Leite: o leite piora o gosto do fumo, beber um copo por dia ajuda significativamente a largar o cigarro. Além disso, o leite possui substâncias que eliminam a nicotina do organismo. Nesse sentido, laticínios como queijos e iogurtes também são indicados;
  • Água: beber água ajuda no melhor funcionamento do organismo, eliminando toxinas e diminuindo a vontade de fumar;
  • Gengibre: o gengibre possui girassol, uma substância com ação antioxidante que melhora o sistema respiratório e circulatório. Além disso, aumenta o metabolismo e o gasto de energia. Como resultado, acontece o controle do peso, o que é muito benéfico para quem está em processo de abstinência do fumo;
  • Arroz integral: rico em selênio, também possui ação antioxidante e elimina radicais livres do organismo causados pelo fumo, prevenindo também doenças cardíacas;
  • Brócolis: contém sulforafano, substância que aumenta a atividade da proteína NRF2, reduzindo os danos nos pulmões, problemas que normalmente são decorrentes do fumo;
  • Semente de abóbora: fonte de nutrientes que combate radicais livres e elimina toxinas do corpo, além de controlar a compulsão por doces durante as crises de abstinência;
  • Alho: auxilia na remoção do excesso de muco na cavidade torácica, contribuindo para eliminar as toxinas do cigarro. O alho também contém outros benefícios devido a riqueza de nutrientes como vitaminas A e C, potássio, fósforo, selênio, aminoácidos e enxofre.

Dicas para parar de fumar

Imagem de pessoa fumando

Ao contrário dos citados acima, também existem alguns alimentos que, indiretamente, reforçam a vontade de fumar. É como se agissem como “gatilhos” e “desculpas” para fumar um cigarrinho, devido ao gosto apresentado.

Para ajudar você a não cair nessa, abaixo segue uma lista com dicas de alimentos que devem ser evitados, se possível, no processo de parar de fumar:

  • Carnes;
  • Café;
  • Frituras;
  • Doces;
  • Refrigerantes de cola;
  • Bebidas alcoólicas.

Ajuda para parar de fumar

Técnicas para parar de fumar

Além dos alimentos que ajudam no processo da abstinência sobre o fumo, também é interessante driblar o pensamento que leva ao impulso de fumar. São simples ações que podem ajudar a esquecer aquela vontade repentina de pegar o cigarro.

  • Prepare lanchinhos para comer durante o dia, como frutas ou sanduíches naturais. Quando der aquela vontade de acender um cigarro, faça o lanche para esquecer a vontade do fumo;
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia, pois além de reduzir a vontade de fumar, elimina a nicotina pela urina;
  • Mastigue cravo ou gengibre;
  • Ter bala e chicletes sem açúcar para mastigar também podem reduzir o impulso de fumar cigarro;
  • Corte em palitos cenoura, pepino, erva doce ou salsão para comer, o formato ajuda a disfarçar a falta da manipulação do cigarro, além de ter baixo valor calórico;
  • Para substituir os gatilhos para fumar, como café e álcool, prefira sucos, chás, água de coco ou chás gelados de camomila, cidreira, erva doce, melissa e maçã;
  • Derreter gelo na boca quando der vontade de fumar também funciona para reduzir o impulso;
  • Escovar os dentes quando der vontade de fumar reduz a vontade de acender um cigarro.

É possível largar o cigarro e evitar o ganho de peso por meio de uma alimentação que favoreça o organismo e iniba o impulso de fumar, controlando os efeitos colaterais do processo. Que tal se inspirar e começar a diminuir a nicotina na sua vida?

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *