Press "Enter" to skip to content

15 dicas para parar de fumar naturalmente

Começar a fumar é fácil. O difícil mesmo é parar. Muitas vezes começamos com um cigarrinho muito de vez em quando, mas quando vemos já perdemos o controle e não conseguimos mais nos livrarmos desse vício. Depois de começar, é difícil que apareça a vontade de parar. Por isso, quando ela aparecer, não devemos deixa-la ir, pois sem vontade, não vamos a lugar algum.

Para fumantes, o cigarro proporciona prazer, relaxamento, diminui a ansiedade, aumenta a concentração, reduz a fome, etc. Mas isso acontece pelo efeito da nicotina no cérebro. Em apenas uma tragada, somos expostos a cerca de cinco mil substâncias tóxicas. Os efeitos dessa “bomba” de substância são extremamente nocivos ao nosso corpo. Pode desencadear mais de 50 doenças diferentes, além de câncer, problemas de coração e respiração e o aumento do risco de derrame cerebral, doença vascular periférica, impotência e morte súbita.

É possível deixar de fumar sem recorrer à medicamentos fortes e ajuda médica, porém, devemos sempre seguir algumas dicas que nos fazem evitar a recaída. Assim, devemos cumprir orientações para parar de fumar e fazer o vício do cigarro desaparecer de vez.

Confira dicas – até mesmo naturais – de quem já passou por essa situação e conseguiu vencer o vício:

1. Defina uma data para parar de fumar

data para parar de fumar

Esse passo é muito importante. Você deve definir uma data para largar o cigarro de vez – num intervalo nunca superior a 30 dias após ter pensado em deixar de fumar.

2. Retire do seu dia-a-dia objetos relacionados ao cigarro

Tire da sua casa, trabalho, ou qualquer outro lugar que você frequente bastante, todos os objetos relacionados ao cigarro. Como por exemplo, cinzeiros, isqueiros, pacotes de cigarros velhos.

3. Evite frequentar locais com muitos fumantes

Essa é uma “regra” muito simples. Devemos nos afastar de locais com muitos fumantes, pois ficar de cara com a tentação logo nos primeiros dias sem cigarro pode ser bem difícil. Também é recomendado que você evite o consumo de bebidas alcoólicas, afinal, beber esta diretamente ligado ao hábito de fumar.

Conforme o tempo passar, ficará mais fácil conviver com outros fumantes. É uma mudança temporária.

4. Evite o cheiro do cigarro

cheiro do cigarro

Além de evitar locais com muitos fumantes, você também deve evitar o cheiro do cigarro, que pode estar até dentro da sua casa. Por isso, lave as roupas, cortinas, lençóis, toalhas e qualquer objeto que possa conter cheiro de cigarro.

5. Coma quando der vontade de fumar

Quando você abandonar o cigarro, mantenha sempre por perto uma bala – sem açúcar – um copo de água, um chá, pedaços de gengibre, ou algum suco natural, para comer ou beber sempre que bater aquela vontade de fumar. Isso ajuda também a saciar e diminuir a fome. Outra dica é que você evite alimentos gordurosos e ricos em açúcar, pois o risco de engordar é maior.

Veja mais no vídeo abaixo:

6. Mude sua dieta

Além da dica acima, você deve cuidar do que vai comer também. Muitas comidas podem fazer com que o gosto do cigarro seja ruim, porém outras podem destacar o gosto. Pesquisas revelaram que alimentos como café, álcool e carne vermelha ajudam a melhorar o gosto do cigarro, deixando a pessoa com mais vontade de fumar.

Frutas, legumes, sucos naturais e leite podem deixar o gosto do cigarro ainda pior. Então, se você pretende parar de fumar, uma boa alternativa é adicionar esses alimentos à sua alimentação, além de torná-la mais saudável.

O gengibre também é outro ótimo aliado ao ato de parar de fumar. Isso porque ele ajuda a evitar náuseas, um sintoma comum para quem para de fumar. Você pode consumir o gengibre in natura, na forma de comprimidos, cápsulas ou chá. A planta ajuda a acalmar o estômago, evita náuseas e assim diminui a vontade de parar a fumar.

7. Tome muita água

tomar água

A nicotina vicia tanto e é tão difícil se livrar dela, que é considerada uma toxina. A água é um desintoxicante natural, ou seja, irá ajudar no processo de eliminação dessa toxina. Pode ter certeza de que ela limpará seu organismo mais do que qualquer outro líquido. Seu corpo também necessita de água para neutralizar os efeitos nocivos do tabaco e da nicotina. A água ajudará no processo de limpeza de seu corpo, ajudando-o a lutar contra o vício.

8. Faça atividades agradáveis

É importante que você se distraia bastante quando a vontade de fumar aparecer. Faça atividades que lhe dão pra

Quando a vontade de fumar vier, é importante que o fumador se distraia, fazendo atividades que lhe dê prazer e substitua o sentimento de perda, por exemplo, passear ao ar livre, ir na praia ou jardim.

Além disso, deve-se fazer uma atividade que ocupe tempo e as mãos diariamente, como fazer crochê, jardinagem, pintar ou fazer exercício físico, são ótimas opções.

9. Envolva a família na sua luta

Sua família pode tornar o processo de parar de fumar muito mais fácil e tranquilo. Eles podem ajudar mostrando que compreendem e respeitam os sintomas e características da abstinência. São eles:

  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Inquietação;
  • Mal-estar físico;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações no sono.

10. Quebre sua rotina

mudar rotina

Para os fumantes, fumar já é parte de uma rotina. Por exemplo, alguns fumam logo que acordam, tomando café da manhã. Outros, gostam de fumar enquanto fazem a digestão, após o almoço. Portanto, para quebrar essa rotina e “enganar” a vontade de fumar, você deve mudar esses hábitos. Como por exemplo mudar o local de suas refeições, variar os cardápios e horários das atividades que eram acompanhadas por um cigarro antigamente.

11. Tenha autocontrole

Você precisa realmente querer parar de fumar para permitir que isso aconteça. Por isso, tenha força de vontade. Uma boa dica para se motivar a acabar com o vício é pensar nas diversas vantagens que parar de fumar vai trazer para sua vida.

12. Beba suco de uva

Já comentamos anteriormente que a água é um ótimo desintoxicante natural. O suco de uva também é. Ele ajuda na liberação das toxinas de nosso corpo, porque os ácidos presentes no suco são desintoxicantes naturais. Eles ajudam a rejuvenescer o sistema do corpo e também limpam as toxinas rapidamente.

13. Pratique exercícios físicos

exercícios para parar de fumar

Pesquisas apontam que a vontade e dedicação para largar o vício dobra quando a pessoa pratica exercícios físicos regularmente. Porém não pense que é fácil: o tipo de exercício deve ser relacionado a exercícios aeróbicos e eles devem ser realizados pelo menos 5 vezes na semana. A atividade deve ser pesada e bater em torno de 80% da sua frequência cardíaca máxima.

14. Consuma suplementos de ervas

Essa é uma dica oriental. Suplementos de ervas ajudam a diminuir os desejos e sintomas da abstinência. O tratamento com as ervas também repara tecidos que foram danificados pelo fumo. Aqui no Brasil, um suplemento de ervas bem comum em nosso dia a dia é o chá verde. Ele pode ser ingerido durante todo o dia e com certeza ajudará no processo de desintoxicação.

15. Não deixe de tentar mais uma vez

Recaídas acontecem, isso é normal. Elas podem significar que a próxima tentativa será mais fácil Pois a pessoa já estará familiarizada com as sensações da abstinência.

Lembre-se: o cigarro pode ser abandonado a qualquer momento. Nunca é tarde para começar uma vida sem cigarro, independente da sua idade. Basta você querer!

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *