Press "Enter" to skip to content

Saiba como se livrar da insônia e ter uma boa noite de sono

Atualmente, muita gente sofre de insônia. Ela pode ser incentivada por diversos motivos. Um deles, e talvez o principal causador da doença, é a falta de uma rotina para dormir. Uma boa rotina de sono é essencial para acostumar seu corpo com horários de dormir e acordar, por exemplo.

Primeiro, precisamos esclarecer algumas coisas. Existem dois tipos de insônia:

  • Insônia Primária: é aquela dificuldade para começar a dormir. Por exemplo, quando nos deitamos e precisamos fazer muitas coisas antes de dormir (ler, ver filme, comer, tomar leite…).
  • Insônia Secundária: é aquela insônia que a pessoa até começa a dormir bem, mas se acorda no meio da noite e não consegue mais dormir.

A insônia contínua passa a trazer muitos problemas para a vida da pessoa que sempre dorme mal. Ela pode resultar em dificuldade de concentração, irritabilidade, problemas de imunidade, adoecimento com mais facilidade, e até mesmo o sobrepeso.

Mas o bom é que pequenas atitudes como melhora na alimentação, algumas suplementações e atividades físicas, podem melhorar sua rotina de sono. O que é muito importante, pois uma noite de sono bem dormida protege o cérebro de Alzheimer, de esquecimento, de falta de concentração, protege do envelhecimento precoce.

A seguir, vamos listar algumas dicas que você pode acrescentar em sua rotina para ter uma melhor noite de sono e fugir da insônia.

Tente não pensar

como se livrar da insonia

A hora que nos deitamos deve ser sagrada. Pessoas muito ansiosas tendem a, quando se deitam para dormir, pensarem em tudo. Pensamentos repetitivos como coisas para fazer, coisas que não conseguiu de fazer, etc, ficam rondando nossa mente. Assim fica muito difícil para relaxar e consequentemente para dormir.  Uma boa dica é: sempre que você estiver com a cabeça muito cheia, anote tudo o que está enchendo sua mente. Desse jeito, você não se preocupa de esquecer nada, relaxa e dorme tranquilamente!

Melatonina

rotina de sono para se livrar da insonia

Melatonina é a substância que seu corpo produz para dormir. É ela quem te faz relaxar consequentemente ficar com sono e dormir. Algumas pessoas tem mais facilidade em produzi-la do que outras e por isso existe Melatonina em cápsulas, em diversas dosagens. Esse suplemento te ajuda a descansar, a pegar no sono, e a ter um sono profundo sem interrupções.

Evite o contato com a “luz azul” na hora de dormir

dicas para se livrar da insônia

A luz azul é a luz das telas de celular, tablets, computadores, televisões e até mesmo algumas lâmpadas. Essas luzes não nos permitem relaxar, pelo contrário, elas nos despertam. Você já deve ter ouvido “não mexa no celular antes de dormir!”, “não tenha televisão no seu quarto!”. Sabemos que atualmente é muito difícil se desconectar. Por isso, principalmente nos telefones celulares, existem ferramentas que nos ajudam a reduzir a luz azul. Essas ferramentas, ou aplicativos, tornam a luz do seu celular mais amarelada. Deixando assim de ser aquela luz azul, que desperta, e se tornando uma luz amarelada mais “quente”, que ajuda a relaxar e dormir, não prejudicando também o seu sono.

Máscara de dormir

acabe com a insônia

Muitas vezes não conseguimos manter uma noite de sono pois somos muito sensíveis à luz, mesmo ela estando bem distante. A máscara de dormir te ajuda a ter um sono mais profundo. Você se sentirá mais descansada e acordar menos durante a noite quando dormir com ela.

ASMR

como dormir bem

ASMR é sigla para Autonomous Sensory Meridian Response (em português significa “resposta sensorial autônoma do meridiano”), ou seja, uma experiência sensorial que consiste em uma sensação de prazer e relaxamento intenso bem característicos. Vídeos de ASMR estão bem em alta ultimamente, eles conseguem gerar um estado de relaxamento a partir de estímulos visuais e, principalmente, auditivos.

Para muitas pessoas funciona, para algumas não. Mas vale a pena tentar, vai que funciona para você!

Alimentação

dieta para acabar com a insônia

Há alguns alimentos que podemos consumir imediatamente antes de dormir que ajudam bastante a relaxar e a ter sono. Como por exemplo, chá de camomila, chá de maracujá, aveia com banana (sem leite, pois é muito difícil o corpo digerir leite à noite!), ovo.

O que evitar à noite

boa rotina de sono

Você deve evitar café ou alimentos que contém cafeína, chá verde, exercícios físicos pesados, refeições pesadas, noticiários com assuntos ruins, filmes de terror e aventura (pois eles estimulam o cérebro!)

Triptofano

acabe com a insônia

O triptofano é um aminoácido presente em diversos alimentos, que estimula a produção da melatonina, que é o hormônio do sono. Esse hormônio é produzido pelo nosso corpo a vida inteira, mas ao atingir os 30 anos a produção diminui bastante, momento que é conhecido por “melatopausa”.

Existem muitos alimentos ricos em triptofano que ajudam a produzir melatonina como: arroz integral, aveia, banana, amêndoas, gergelim, entre outros. Mas não adianta comer estes alimentos antes de dormir e achar que vai ter sono. Você deve acrescentá-los a sua rotina. E, aos poucos, irá sentir o efeito.

Estas são as principais dicas para você superar a insônia de forma simples. Lembre-se, as alternativas naturais sempre são as melhores para sua saúde e também para não causar nenhuma dependência e efeito colateral!

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *