Press "Enter" to skip to content

20 benefícios imediatos que você terá ao parar de fumar

Que fumar faz mal, todos sabemos. Mas você sabia que se parar de fumar terá benefícios imediatos? Porém, não é fácil parar de fumar. Por isso, quando a vontade aparecer, agarre-a com todas as forças. Confira aqui algumas dicas para parar de fumar naturalmente.

No vídeo abaixo, a Dra. Elaine Ceccon também dá mais algumas dicas para parar de fumar:

Com apenas 20 minutos após parar de fumar, seu corpo já começa a se reestruturar e normalizar o organismo. Para dar um gás na vontade de parar de fumar, confira alguns benefícios imediatos que você terá ao tirar o cigarro de sua vida.

parar de fumar

1. Normaliza o ritmo cardíaco

Nos primeiros 20 minutos sem cigarro, o ritmo cardíaco volta a níveis normais.

2. Normaliza a temperatura corporal

Duas horas sem cigarro resultam na normalização da temperatura corporal. Você vai notar que as pontas dos dedos das mãos e dos pés voltarão a ficar quentes. Porém, os sintomas de abstinência do tabaco começarão a aparecer. Eles são: o desejo intenso de fumar; ansiedade, tensão e frustração; sonolência ou perturbação do sono e também o aumento do apetite.

3. Redução dos níveis de nicotina no corpo

Em oito horas sem cigarro, a nicotina no sangue cai para 6,25% dos níveis diários de pico normais, ou seja, ela é reduzida em 93,5%.

4. Aumento do oxigênio no sangue

12 horas depois de parar de fumar, o nível de oxigênio em seu sangue aumentará. Esse é um dos principais benefícios de parar de fumar. Conforme os níveis de oxigênio normalizam, os níveis de monóxido de carbono baixam. Altos níveis de monóxido de carbono podem ser tóxicos e ele é liberado com o fumo.

5. Menor chance de ter ataque cardíaco

menor chance de ter ataque cardíaco

Em apenas um dia sem cigarro, a chance de ataque cardíaco reduz. Fumantes tem mais 70% de chances de ter um ataque cardíaco do que não fumantes. Porém, você também começará a sentir sintomas de ansiedade, mas que passarão em duas semanas.

6. Aumento da sensibilidade de olfato e paladar

48 horas depois de largar o cigarro, as terminações nervosas danificadas começam a regredir e normalizar a sensibilidade de olfato e paladar, que são danificadas com o cigarro. Você também pode sentir raiva ou irritabilidade.

7. Corpo livre de nicotina

72 horas depois, a nicotina sai totalmente do seu corpo. Porém, apesar de ser um bom sinal, isso quer dizer que os sintomas físicos da abstinência começarão a aparecer com mais intensidade. Você pode ter dores de cabeça, náuseas e cólicas. Sintomas emocionais também começarão a aparecer.

8. Aumento dos antioxidantes no organismo

Uma semana depois, o ex-fumante terá níveis mais altos de antioxidantes protetores no organismo, como por exemplo, a vitamina C.

9. Normalização da circulação

Parar de fumar também fará a circulação do sangue nas gengivas e dentes normalizarem. Elas estarão parecidas às de não fumantes.

10. Mais fôlego

mulher correndo

Parar de fumar vai fazer o ex-fumante conseguir se exercitar e fazer atividades físicas sem se sentir sem fôlego e / ou cansado. Isso acontece porque processos regenerativos começam a acontecer no organismo. Ainda, parar de fumar também refletirá positivamente na circulação e na função pulmonar. Depois de parar de fumar, os pulmões ficarão mais claros.

11. Melhora do sistema imunológico

Você verá que a tosse irá aparecer com uma frequência muito menor. O sistema imunológico começa a ser recuperado, fazendo então o corpo combater as infecções com mais intensidade.

12. Normalização dos pulmões

Parar de fumar vai fazer com que os pulmões comecem a se recuperar, já no primeiro vez. Assim, o seu funcionamento começa a se normalizar. Você verá que falta de ar e a tosse diminuirão. Porém, lembre-se que a “normalização” dos pulmões não anula todos os danos causados pelo fumo.

13. Menor chance de doenças cardíacas

Parar de fumar reduz o risco de doenças cardíacas em 50%. Isso quer dizer que um fumante tem o dobro de chance de sofrer com essas doenças.

14. Menor chance de câncer

Que fumantes são mais propensos a ter câncer do que não fumantes, todos sabemos. O tabagismo é o responsável por 90% de mortes de câncer de pulmão no mundo. Vale a pena parar de fumar para não correr esse risco!

15. Melhora o desempenho sexual

casal rindo

Parar de fumar melhora o fluxo sanguíneo do corpo, melhorando também a sensibilidade do mesmo. Homens que param de fumar têm melhores ereções, já as mulheres têm a libido aumentada. Segundo pesquisas, não-fumantes têm atração física três vezes mais do que fumantes.

16. Melhora também a fertilidade

Mulheres não-fumantes podem ter mais facilidade para engravidar. Isso porque parar de fumar melhora o revestimento do útero. Nos homens, os espermatozoides de não-fumantes ficam mais potentes.

Deixar de fumar também diminui a chance de um aborto espontâneo e também aumenta as possibilidades de nascer um bebê saudável.

17. Retarda o envelhecimento

Pesquisas comprovaram que o cigarro ajuda no envelhecimento precoce. Ao parar de fumar, você retarda o envelhecimento facial e também o aparecimento de rugas. A pele de não-fumantes possui mais nutrientes e é muito mais saudável.

18. Dentes mais brancos e bom hálito

O cigarro deixa os dentes mais amarelados e manchados. Ele também influencia no hálito, normalmente fumantes têm o hálito pesado de tabaco. Ex-fumantes e não-fumantes têm menos chances de ter doenças e perder os dentes precocemente.

19. Proteja quem você ama

Fumantes passivos (aqueles que convivem com fumantes) também aumentam os riscos de ter câncer de pulmão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC), por inalar a fumaça do fumante. Ou seja, seus familiares, principalmente os que moram em sua casa, estão sendo afetados. A casa de um fumante está impregnada com toxinas liberadas pelo cigarro. Isso melhora imediatamente depois de parar de fumar.

20. Poupa dinheiro

poupar dinheiro

Você já parou pra pensar quanto dinheiro gasta com cigarro? Faça as contas do seu gasto mensal. Que tal guardar esse dinheiro e investir numa viagem?

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *