Press "Enter" to skip to content

Veja aqui como diminuir a ansiedade através da sua alimentação

Atualmente, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros sofrem com algum transtorno de ansiedade.

Isso pode não ser mais novidade para muitos. Está difícil escapar da ansiedade. Ela bagunça todas nossas emoções e ainda reflete em nossa saúde. Quando em excesso, desencadeia uma sensação de mal-estar que nos impede de vivermos a vida mais leves, sem temer o que está por vir.

Existem diversos tratamentos para a ansiedade, mas você sabia que a alimentação pode ser uma boa alternativa para auxiliar no combate à ansiedade? Alguns alimentos contém aminoácidos e vitaminas essenciais, que diminuem o estresse, combatendo assim a ansiedade. Eles elevam os níveis de serotonina, responsável por nosso bem-estar e relaxamento. A seguir, confira mais sobre a ansiedade e os alimentos que podem ajudar a combate-la.

Ansiedade

ansiedade

A ansiedade é caracterizada por um momento de crise, em que temos a expectativa de alguma ameaça futura. Nessa crise, predomina o sentimento de desconforto, agindo em conjunto com a preocupação excessiva e o medo. Normalmente acontece quando estamos sob pressão, ou muito apreensivos. A ansiedade é muito difícil de ser controlada, pois pode atingir um alto grau de intensidade em poucos minutos. Por isso devemos nos prevenir.

Após a definição acima, podemos concluir que todos temos momentos de ansiedade, o que é extremamente normal. Em algum momento de nossas vidas, todos nós – sejam adultos ou crianças – já nos sentimos preocupados, ansiosos, estressados, chateados. Porém, a ansiedade se torna um problema quando começa a interferir no nosso cotidiano. Principalmente das crianças, que não sabem muito bem caracterizar o que estão sentindo.

Confira mais sobre a ansiedade no vídeo abaixo:

Alimentos que auxiliam a diminuir a ansiedade

Leite

alimentos para diminuir a ansiedade

Não é à toa que nossas mães nos levavam um copo de leite morno para tomarmos antes de dormir. E existe uma explicação científica para isso: o leite morno alivia a inquietação e combate a insônia. É um alimento rico em antioxidantes, vitaminas do complexo B, proteínas e cálcio. O leite tem efeitos relaxantes, que acalmam e induzem ao sono. É uma boa opção para dar um basta na ansiedade.

Banana

triptofano diminuir ansiedade

Estudos comprovaram que a banana ajuda no combate à depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Isso porque é um alimento com alto teor de triptofano, um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina, o “hormônio do prazer”, e por isso está associado ao tratamento e prevenção ansiedade.

Carnes e peixes

alimentos que diminuem a ansiedade

Carnes e peixes são as melhores fontes naturais de triptofano. Além disso, contêm também um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo utiliza para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Além disso, os peixes, principalmente o salmão, têm omega 3, um dos ácidos graxos que ajudam a manter o cortisol e a adrenalina controlados. O recomendado é que você coma de 1 a 2 porções diárias.

Chocolate

chocolate diminui ansiedade

O chocolate, principalmente o amargo, é rico em flavonoides, antioxidante que favorece a produção de serotonina, que por sua vez, diminui a sensação da ansiedade. O recomendado são 30 gramas de chocolate amargo por dia.

Peito de peru

triptofano para a ansiedaed

Além de ter pouquíssima gordura, o peito de peru também é rico em triptofano, que promoverá bem-estar para sua vida, fazendo com que os sintomas da ansiedade desapareçam.

Espinafre

dieta para diminuir a ansiedade

O espinafre é rico em ácido fólico, uma vitamina conhecida como um potente antidepressivo natural. Ele combate a ansiedade pois, quando está em baixas concentrações no organismo, também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Outro motivo pro espinafre ajudar na ansiedade é que nosso cérebro consome muita energia para funcionar, e isso acaba resultando na sobra de resíduos químicos oxidantes. Alimentos como o espinafre trabalham para eliminar essas substâncias em excesso, “desenferrujando” o cérebro.

Proteínas

proteínas para combater a ansiedade

Elas estimulam a produção de noradrenalina e dopamina, substâncias que melhoram o humor e trazem a sensação de bem-estar, semelhantes à serotonina. São boas fontes de proteínas: carnes magras, iogurtes magros, peixes, ovos, derivados lácteos, nozes, soja, lentilhas e feijões.

Frutas cítricas

combater a ansiedade

A vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”. O consumo dessas frutas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso, além de aumentar a sensação de bem-estar.  A vitamina C é perdida nos quadros de estresse e ansiedade, por isso é indicado que você supra essa carência consumindo frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, uva, abacaxi.

Aveia

alimentação combater ansiedade

A aveia também é um alimento que eleva os índices de serotonina, além de ser rico em fibras. Dê preferência à aveia em flocos grossos, pois levarão mais tempo para serem digeridos, fazendo com que o efeito relaxante e tranquilizante durem mais tempo.

Kefir

combater a ansiedade

A saúde do intestino está diretamente ligada ao bem-estar, pois também está ligado à produção de serotonina. O mau funcionamento do intestino altera a química do cérebro, gerando ansiedade.

Por isso, o kefir – ótimo probiótico natural -, promove o bom funcionamento intestinal, possibilitando a melhora do organismo como um todo, inclusive em relação aos fatores emocionais.

Estes são apenas alguns alimentos que ajudam no combate à ansiedade! Que tal adicioná-los na sua dieta? Lembre-se! Alternativas naturais são sempre as melhores pois não trazem nenhum efeito colateral para sua saúde nem contraindicações!

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *